Todos os dias, centenas de profissionais de marketing gastam envios de e-mails para uma lista-cemitério. Isso mesmo, uma lista de e-mails mortos, que poderia ser aproveitada com uma ação simples: uma limpeza de lista.
E o pior é que muitos não sabem que ao enviar e-mails para uma lista morta, isso pode prejudicar a sua reputação e entregabilidade (já que a sua reputação está baixa, a probabilidade de ir para o SPAM ou de nem chegarem no seu lead, aumenta).
Pensando nisso, podemos concordar que o tamanho da sua lista pouco importa se a qualidade dela não for boa, certo?
Por que fazer uma limpeza de lista
Em primeiro lugar, não custa nada relembrar quais são as vantagens ao excluir leads que estão sujando a sua lista:
- Você protege a reputacão do seu domínio, uma vez que tem a certeza que as pessoas que estão ali (ou a maioria delas) realmente quer receber mensagens suas.
- Com a limpeza de lista, a sua taxa de entregabilidade de e-mail vai crescer.
- Você ainda pode economizar nos planos de e-mail marketing, já que as ferramentas cobram por tamanho de lista ou por envio. Nos dois casos, você pagará menos após a limpeza de lista.
Como fazer uma limpeza de lista?
Eu costumo fazer para todos os meus clientes a limpeza de lista seguindo o esquema:
- Faço a limpeza de lista a cada 6/12 meses (depende do negócio, do tempo que o lead leva para maturar.
Comece a limpeza pelos leads Hard Bounce
Essa classificação vai constar na sua ferramenta de e-mails. Se refere aos contatos cujos e-mails estão inválidos, errados, ou não existem mais (um exemplo são emails coorporativos que são excluídos depois que o colaborador sai). Essa é uma falha permanente. Não vale a pena mantê-los.
Avance para os Leads Soft Bounce
Também vem classificado na sua ferramenta de e-mails. Significa que houve uma falha temporária no recebimento daquele e-mail.
Pode ser causado porque o lead estava com a caixa de e-mails cheia, ou porque o servidor não respondeu, ou ainda porque o e-mail foi apontado como SPAM.
Há novas tentativas para o envio da sua mensagem, nesses casos. Mas quando o contato é marcado como Softbounce repetidamente, não vale a pena continuar. Adeus.
Por fim, limpe os desengajados
Como deve saber, são aquelas pessoas que não interagem com os seus e-mails. Talvez, porque tenham mudado de interesse.
Porém, quanto menos interagem, maiores as chances de os seus emails começarem a cair na caixa de SPAM. Aqui, a operacionalização disso vai depender da sua ferramenta de automação.
Algumas como o Active Campaing, por exemplo, já tem uma automação pronta para identificação desses leads. Cabe a você, então, incluir mensagens que sirvam como ativação desse contato.
Sequência de limpeza de lista na prática
1 – Oi, alguém ai?
Na primeira tentativa, envio um e-mail falando que estou com saudades do lead, ou não vejo ele há algum tempo e compartilho algumas coisas que fizeram sucesso nos últimos tempos (geralmente conteúdos que tiveram mais repercussão)
2 – Este e-mail ainda é o melhor?
Contatostrocam de e-mails muitas vezes. E pode ser que o e-mail que está na sua lista não é mais o que ele olha com frequência. Aqui, você dá a oportunidade de atualização do e-mail. Eu direciono a um formulário de recadastro.
3 – Esse pode não ser o seu canal preferido
Por que apagar definitivamente leads que podem se manter ativos em um outro canal? Nesse e-mail, eu deixo outros canais como instagram, youtube, etc. para que a audiência opte por seguir o especialista/empresa por lá.
4 – Acho que isso é um Adeus
Aqui é quando eu digo para o lead que vamos cortar relações caso ele não responda/clique no link do e-mails nos próximos 5 dias. Há muitas pessoas que abrem este e-mail e até respondem pedindo desculpas, dizendo que estavam ocupadas. etc. Funciona.
Depois de enviar essa sequência (envio com intervalos de 3 dias, geralmente), basta apagar quem não interagiu.
Se quiser ainda assim tentar outra ação para trazer essas pessoas de volta, você pode criar uma campanha de anúncios segmentando para essa lista, oferecendo um material rico, uma aula, algo que faça com que se recadastrem.
Não recomendo que seja feita uma campanha de público semelhante. Por que você iria querer atrair pessoas que são parecidas às pessoas mais desengajadas da sua lista?
Pronto, com esses passos você consegue ter uma lista mais saudável e mais engajada. Agora é só trabalhar no conteúdo para que a qualidade se mantenha (ou até aumente).
Me perguntam se o e-mail morreu desde 2015. E desde o mesmo tempo eu vejo e-mails vendendo e MUITO para diversos projetos, nichos e mercados.
Para que isso aconteça com você, só são necessárias 3 coisas: Uma lista SAUDÁVEL; que recebe bons conteúdos; que conduzem a boas ofertas.