Como devem ser as imagens para anúncios? Quais as características das imagens que mais convertem? Se você dá divulga os seus serviços na internet ou quer começar, esse é um ponto que precisa ter atenção.
Este guia foi pensado para que você tenha bons resultados com as imagens, tirando fotos até mesmo com o seu celular. Vamos lá?
Por que você PRECISA entender sobre fotografia?
Qual o recurso mais disputado na internet? A atenção. Atualmente, uma pessoa comum vê 5 mil marcas por dia. E a primeira coisa que chama a atenção das pessoas são as imagens.
Além disso, uma das principais mídias sociais utilizadas pelos brasileiros é o Instagram, que foi pensado para ser uma rede para compartilhamento de fotos.
Sendo assim, o uso de boas imagens para anúncios é essencial para que você tenha melhores resultados ao divulgar o seu negócio na internet.
Que câmera usar para produzir boas imagens para anúncios?
Essa é a dúvida mais comum para quem quer começar a produzir imagens para anúncios. A verdade é que, apesar de a qualidade do equipamento influenciar no resultado da foto, uma câmera profissional não é necessária, especialmente se você estiver começando.
A verdade é que os celulares, hoje em dia, possuem qualidade de vídeo muito boas, especialmente os modelos mais novos. Além disso, os mesmos princípios da fotografia que são utilizados por fotógrafos, podem ser adaptados para os smartphones.
Para escolher o smartphone ideal, uma dica é estar de olho no número de MegaPixels. A partir de 5 MP já é possível ter bons resultados com imagens, mas a maioria dos celulares atuais possuem mais de 10 MP.
Nesse post feito pelo Zoom, você pode ver alguns modelos recomendados.
Princípios de fotografia aplicados na produção de imagens para anúncios
Iluminação
É o item que melhor garante uma imagem para anúncio de qualidade. A iluminação preferida é a natural (da claridade do dia), e de preferência que seja indireta.
Para conseguir esse efeito, você pode tirar fotos durante o dia, ou tarde, em um lugar próximo à janela ou porta, para que a imagem fique mais visível.
Caso queira tirar fotos de uma pessoa, lembre de deixar ela de frente para a luz. Isso evita o efeito “silhueta”, em que a pessoa fica escura e o fundo fica mais claro.
Para ajudar a “equilibrar a imagem” antes do clique, muitos smartphones também contam com um recurso de foco (geralmente é uma bolinha ou quadrado que você pode mover clicando em pontos da tela ou arrastando para um lugar específico). Você obterá uma imagem mais equilibrada em sua alimentação ao direcionar o foco da câmera para uma área de iluminação intermediária, isto é: nem a região mais clara, nem a mais escura da foto.
Regra dos tercos
Ha uma outra técnica muito comum da fotografia chamada Regra dos tercos. Ela consiste em dividir visualmente uma imagem com pontos e linhas (duas horizontais e duas verticais.
Essa regra diz que os quatro pontos de intercessões são pontos onde os nossos olhos tendem a prender a atenção. Pos isso, para utilizar bem essa regra, basta direcionar os elementos principais da imagen a esses quatro pontos.
Composição
Não basta preparar um bom prato ou uma boa roupa para ter uma boa imagem para anúncios. O fundo da imagem importa tanto quando o elemento principal.
Falar em composição é sobre preparar o cenário e o fundo da imagem antes de clicar para tirar a foto. Preocupe-se com o espaço e o que ele transmite.
Algumas dicas são:
- Lembre-se de deixar em destaque sempre o seu elemento principal da foto. O fundo não pode chamar mais a atenção que ele.
- Na dúvida, deixe o espaço de fundo em branco.
- Coloque elementos no fundo de forma que fiquem equilibradas no fundo da imagem (copos junto com pratos, um guarda roupa aberto, com roupas, ou plantas, se quiser demonstrar leveza).
- Se possível, coloque elementos da sua marca (como cor, por exemplo) ao fundo. Isso ajuda a criar uma identidade visual da sua marca.
Orientações especiais para alimentação
Quando estamos falando de imagens para anúncios de alimentação, é importante lembrar que o desejo é despertado a partir das imagens.
Todas as imagens para anúncios e redes sociais redes sociais, precisam dar água na boca. Precisam demonstrar textura, cores, e recordar sabores que o potencial cliente já experimentou.
Alguns princípios para fazer isso é:
- Evite tirar fotos de pratos com vapor indo em direção à câmera. É provável que a câmera embace e a imagem perca qualidade
- Apresentação importa (e não é só no Masterchef). Então evite apresentar o prato da forma como o seu cliente gostaria de comer: num prato bonito, em uma mesa, ou num ambiente agradável. Evite mostrar a comida em panelas ou Marmitex.
Veja alguns exemplos:
Dicas especiais para produção de imagens para anúncios com o celular
- Não use a câmera frontal para tirar fotos ou fazer vídeos. A qualidade da câmera frontal tem, por via de regra, uma qualidade mais baixa do que a câmera traseira.
- Sempre que precisar, envie as imagens para anúncios via um armazenamento online (WeTransfer, Google Drive ou One Drive, por exemplo). Enviar
- Não use o recurso “Zoom” da câmera. O efeito de zoom é um recurso de ampliacão simulado por celulares. Isso quer dizer que ele funciona de uma forma muito diferente de uma câmera profissional.
- Lembre sempre de limpar a câmera antes de tirar a foto. Isso reduz o risco da imagem ficar embaçada.
Com essas orentacões, será muito mais fácil tirar boas fotos para o seu negócio online.
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