Uma boa Gestão de Tráfego traz os resultados esperados para seu negócio local na internet (Fonte: Foto de Myriam Jessier na Unsplash)

Cada vez mais a Gestão de Tráfego se torna um fator importante para empreendimentos locais. Isso porque gerar tráfego significa atrair potenciais clientes e oportunidades de negócios. 

Nos últimos anos, o aumento do termo “perto de mim” em buscas no Google vem chamando a atenção, pois demonstra o interesse do público pelos negócios locais. 

No Brasil, 46% das pesquisas por produto começam no Google, indicando que possuir uma boa estratégia para atrair e conquistar o público online é fundamental.

Entretanto, possuir um número alto de visitantes não é suficiente, sendo necessário administrar e filtrar os acessos para gerar uma audiência qualificada. 

Neste artigo falaremos sobre como fazer isso através da Gestão de Tráfego, mostrando porque ela é uma solução eficiente para aumentar as vendas.

O que é Gestão de Tráfego

Gestão de Tráfego online é uma estratégia para atrair visitantes para seus canais de relacionamento, criando uma audiência interessada em seus produtos ou serviços. 

Dessa forma, é possível gerar um lead com potenciais clientes, para que então se construa e fortaleça o relacionamento com eles. 

Ou seja, se consegue criar estratégias personalizadas e ter uma comunicação eficiente com o público-alvo. 

Se o Inbound Marketing é responsável por fazer seu negócio aparecer, é através da Gestão de Tráfego que as visitas são segmentadas e reconhecidas. 

3 Benefícios da Gestão de Tráfego para negócios locais

  1. Audiência qualificada: direcione esforços e crie conteúdo para seu público-alvo e tenha mais sucesso na conversão.
  2. Fortalecimento da marca: a presença online gera autoridade no segmento em que sua marca atua. Para negócios locais, isso significa aparecer junto às grandes empresas e se destacar aos olhos do público.
  3. Aumento do ROI: ao falar com o público certo e reforçar a imagem da empresa, você consegue aumentar suas vendas e alcançar um maior retorno sobre investimento.

Diferentes tipos de tráfego

Para pequenas empresas, atrair clientes pela internet pode parecer um desafio enorme, já que concorrência é alta e, muitas vezes, as grandes marcas assustam. 

Por outro lado, existem ferramentas como o Google Meu Negócio, ou opções de anúncios pagos que, quando aliados a uma boa estratégia de marketing, trazem ótimos resultados. 

De modo geral, existem duas maneiras para atrair visitantes online:

  1. Tráfego orgânico

É aquele que não exige nenhum investimento direto em anúncio. Para atrair visitantes são usadas diferentes estratégias de Marketing de Conteúdo que geram valor ao seu negócio. 

A otimização de SEO, o conteúdo produzido para o blog, site, e-mail marketing e também para as redes sociais fortalecem a marca e atraem mais clientes. 

  1. Tráfego pago

Como o nome já diz, este tipo de tráfego online é obtido por meio de campanhas e anúncios pagos, Com isso é possível alcançar mais rapidamente um maior número de pessoas.

Outra vantagem, é que com o impulsionamento de campanhas seu conteúdo pode aparecer para um público que ainda não conhecia a marca.

Além disso, ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads permitem mensurar resultados e segmentar o público, sendo possível direcionar a publicação para um grupo específico de pessoas.

Como fazer Gestão de Tráfego para negócios locais

Uma boa Gestão de Tráfego requer trabalho e tempo, mas os resultados compensam. Confira algumas dicas para obter sucesso com o tráfego online.

Você já deve ter visto esta dica em muitos outros locais, e não é à toa. Saber para quem você quer vender é o primeiro passo para adequar sua estratégia, linguagem e escolher os canais de relacionamento.

Ao saber quem é o público-alvo você ainda consegue ajustar sua estratégia quando necessário e reduzir a chance de erros.

O tráfego online está diretamente relacionado à jornada de compra do cliente. Reconhecer os diferentes pontos de contato e criar conteúdos personalizados para cada etapa do funil de vendas só é possível com um planejamento bem estruturado.

As métricas são essenciais para saber o que funciona e o que pode ser melhorado em uma estratégia de geração de tráfego. É importante escolher o que será medido logo no início do planejamento para ser possível acompanhar o crescimento dos dados.

O investimento em uma equipe especializada em Gestão de Tráfego pode ser a chave para obter bons resultados. Um profissional eficiente percebe os pontos fracos de uma estratégia, melhorando o tráfego e a conversão.

Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos lhe ajudar nesta jornada.

Conclusão

Com uma boa Gestão de Tráfego é possível qualificar a audiência e então aumentar sua taxa de conversão. A concorrência na internet é grande, mas as oportunidades também. 

Saber como aparecer, atrair o público e criar um relacionamento forte com os clientes é fundamental para o sucesso do seu negócio. Confira nosso blog para saber mais dicas sobre marketing digital. 

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