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As estratégias de segmentação são aquelas aplicadas durante todo o processo de implementação de uma campanha digital, a fim de identificar no público-alvo grupos específicos e relevantes.

Ou seja, desde o planejamento inicial, até a análise e otimização, são usadas ferramentas para interpretar dados e métricas que permitem diferencias grupos e assim, elaborar campanhas direcionadas.

Para negócios locais, a segmentação de campanhas auxilia na conversão direta de vendas.

Isso porque ela é muito eficiente quando o foco é algum nicho bastante específico ou quando a campanha tem foco em um público-alvo de um segmento menor. 

Por exemplo, uma autoescola que possui um enorme público-alvo, mas percebe que nele existem mulheres mais velhas com medo de dirigir e assim, vê uma oportunidade de negócio. 

Podemos dizer que a segmentação serve como um guia para ações de marketing digital. Quando bem realizada oferece subsídio para planejar, produzir e implementar processos específicos para cada um dos tipos de leads captados.

Hoje falaremos da importância de criar campanhas digitais segmentadas e quais estratégias para elas entregarem resultados.

O que são estratégias de segmentação 

Uma das maneiras de melhorar a gestão de tráfego e os resultados Inbound Marketing é através da segmentação de campanhas, pois para chamar a atenção do público é preciso ser relevante para ele. 

Para tanto, é necessário entender que cada pessoa é única, demonstrando seus comportamentos e necessidades de maneira diferente umas das outras. 

Desse modo, uma estratégia de segmentação tem como objetivo entender os diferentes perfis da audiência para então dividi-la em grupos menores, com pessoas com características semelhantes. 

Assim, é possível definir o conteúdo produzido e os canais onde a campanha será aplicada, bem como seu custo. Isso é, estabelecer uma comunicação mais objetiva e direcionada para cada segmento.

Como segmentar campanhas no marketing digital

Tanto as ferramentas de Marketing no Instagram, quanto as desenvolvidas para os anúncios no Facebook, oferecem métricas e dados para se realizar a segmentação.

Além disso, as plataformas permitem direcionar o anúncio, segmentando-o conforme o gênero, faixa etária e localização dos grupos.

Já para as campanhas de e-mail marketing, as ferramentas de automação de marketing ajudam a criar ações segmentadas, aumentando o índice de abertura das mensagens enviadas. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Campaign Monitor Group, empreendedores que investiram na segmentação de campanhas de email marketing perceberam um aumento de 760% na receita

Isso mostra a importância em investir nas estratégias de segmentação em cada uma das ações de marketing digital.

4 Dicas para criar estratégias de segmentação

Vimos que identificar os perfis do público e direcionar a publicação das campanhas digitais são passos importantes para o sucesso das ações. 

Além disso, separamos 4 passos para criar uma campanha segmentada de sucesso:

  1. Foque na persona

A persona é o cliente ideal do negócio, então realizar a segmentação baseada nas características dela é uma estratégia. 

Assim, enxergue no público-alvo as pessoas que se identificam com uma ou mais características da persona e forme grupos.

  1. Planeja e crie conteúdos de impacto

Após definir os grupos, crie conteúdos de impacto para cada um. Lembre-se que mesmo que tenham um mesmo interesse (seu produto) cada segmento se relaciona com sua marca de maneira diferente. 

  1. Direcione o envio

A segmentação também pode determinar qual o canal de comunicação com o cliente. Talvez, durante o processo, você perceba que uma parte do público-alvo responde melhor ao Facebook do que ao Instagram, por exemplo. 

Com a, ou as, plataforma escolhida, use as ferramentas oferecidas para direcionar as campanhas de acordo com o perfil selecionado. 

  1. Acompanhe e analise

Campanha no ar, é hora de monitorar os resultados. As pessoas são complexas e as mudanças são constantes. Por isso, o esforço deve ser contínuo. 

Avalie uma campanha utilizando as métricas estabelecidas no planejamento, analise o ROI (Retorno por Investimento) e, caso necessário, faça ajustes. 

Nada é 100% fixo, então sempre que precisar, revise todo o processo, desde a construção da persona. 

Conclusão

Estratégias de segmentação são necessárias para que suas campanhas digitais alcancem os resultados esperados. Com elas é possível aumentar as conversões e focar esforços onde sua empresa precisa.

Saber como direcionar o conteúdo para o cliente ideal é fundamental para aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com seu público. 

Contamos com uma equipe preparada para ajudar a sua empresa a alcançar os objetivos. Entre em contato com um de nossos consultores.

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