Você com certeza já viu anúncios no Facebook ou no Instagram quando estava acessando a sua rede social, certo? Talvez, os anúncios ofereciam exatamente o que você tinha interesse.

Quando você cria um negócio, seja fisico ou online, é muito difícil encontrar as pessoas que se interessam pelo seu produto/serviço de forma orgânica (isto é, sem criar anúncios no facebook e Instagram).

Mas, para quem está tendo um primeiro contato com o Facebook Ads, a criação de publicidade online pode não ser algo tão simples. Por isso, este artigo vai te ajudar a entender quais são os primeiros passos que precisam ser dados antes de criar os seus anúncios no Facebook Ads. Acompanhe.

1 – Para fazer anúncios no Facebook, você precisa ter uma estrutura de empresa na rede

O Facebook Ads é uma ferramenta que faz parte do Facebook Business – a estrutura de negócios construída pelo Facebook para que empresas possam operar. Essa estrutura permite que você vá muito além das ferramentas comuns de um perfil pessoal, por exemplo.

Por haver essa divisão, inclusive, é proibido que empresas atuem como pessoas, usando perfis pessoais ao invés de páginas para fazer negócios na rede.

Sendo assim, algo essencial antes de criar o primeiro anúncio no Facebook é a criação de uma conta no Facebook Business. Muitas pessoas não sabem, mas já possuem uma conta no Facebook Business que foi criada automaticamente ao criarem uma página.

Para saber se é o seu caso, basta acessar business.facebook.com com os seus dados do Facebook e verificar se há um “Negócio” criado. Se houver, provavelmente você será redirecionado para o Facebook Business Suite, que é mais ou menos assim:

2 – O Facebook Ads exibe os anúncios certos para a pessoa certa

O Facebook Ads serve para conectar empresas às pessoas que têm interesse em seus produtos e serviços. O passo a passo abaixo vai explicar cronologicamente como isso acontece:

  1. Quando um usuário está navegando no Facebook, Instagram ou Whatsapp, o Facebook usa a interação dessas pessoas para classificar quais são seus interesses e comportamentos: Se é vegana, se gosta de animais, se vai casar em breve, se tem o hábito de enviar mensagens quando vê um anúncio.
  2. Com base nessa classificação feita, ele agrupa esses comportamentos e interesses em um tipo de “central” de audiência.
  3. Quando uma empresa quer anunciar no Facebook, o Facebook Ads permite que o anunciante escolha as características do público que deseja: onde está localizado, quais são seus comportamentos, cargos, idade, sexo.
  4. De acordo com o objetivo escolhido (levar uma pessoa para um site, fazer com que enviem uma mensagem para o Whatsapp, assistir um vídeo, etc), os anúncios do Facebook serão exibidos para as pessoas com aquele interesse que tem maior probabilidade de realizar a ação desejada.

3 – Os anúncios no Facebook Ads funcionam como um leilão

Como deve imaginar, a atenção das pessoas é um recurso limitado (ainda mais nas redes sociais). Por isso, várias marcas “disputam” por ela a cada segundo. Como identificar então quem ganha mais espaço?

A verdade é que, assim como acontece no Google Ads, os anúncios no Facebook Ads funcionam como um leilão. Porém, digamos que há mais variáveis aqui: Comportamento, valor usado na campanha, posicionamento, probabilidade do usuário realizar uma ação específica, etc.

Então, todas as vezes que alguém utiliza a rede social e há uma oportunidade para exibição de anúncios, um leilão acontece.

4 – Os anúncios no Facebook são influenciados pela qualidade das imagens que são produzidas.

Uma das métricas utilizadas para classificar os anúncios do Facebook Ads no leilão é a qualidade do anúncio. A métrica numérica utilizada para mensurar isso é a taxa de interação (também chamada de CTR).

Essa taxa mensura quantas pessoas que viram o anúncio no Facebook ou Instagram efetivamente clicaram nele e realizaram a ação desejada. Quanto maior a taxa de interação, maior é o índice de qualidade do anúncio.

Como a atenção das pessoas e disputada, algo primordial para que os anúncios no Facebook desempenhem bem é ter boas imagens para ele. As imagens precisam estar nítidas, claras, colocar o seu produto/serviço em evidência e gerar desejo.

“Marketing é transformar segundos em minutos” 

(Ícaro de Carvalho)

O papel de uma boa imagem em um anúncio no Facebook é chamar a atenção, ou seja: fazer a pessoa parar os segundos em que rola o seu feed e transformar em alguns minutos de interação com a marca.

Sem essa imagem que gere algum desejo, identificação ou que desperte alguma urgência, é muito difícil que o usuário dê o próximo passo e interaja com a sua marca.

Criar anúncios no Facebook vai muito além do que apertar o botão impulsionar. É preciso ter em mente o funcionamento da ferramenta e os objetivos estabelecidos para a marca para que o trabalho seja efetivo.

Qual outra curiosidade sobre os anúncios no Facebook e o Facebook ads você gostaria de saber? Deixe abaixo nos comentários!

E caso queira ajuda para criar anúncios para a sua empresa no Facebook Ads, basta entrar em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *