
Cada vez mais a Gestão de Tráfego se torna um fator importante para empreendimentos locais. Isso porque gerar tráfego significa atrair potenciais clientes e oportunidades de negócios.
Nos últimos anos, o aumento do termo “perto de mim” em buscas no Google vem chamando a atenção, pois demonstra o interesse do público pelos negócios locais.
No Brasil, 46% das pesquisas por produto começam no Google, indicando que possuir uma boa estratégia para atrair e conquistar o público online é fundamental.
Entretanto, possuir um número alto de visitantes não é suficiente, sendo necessário administrar e filtrar os acessos para gerar uma audiência qualificada.
Neste artigo falaremos sobre como fazer isso através da Gestão de Tráfego, mostrando porque ela é uma solução eficiente para aumentar as vendas.
O que é Gestão de Tráfego
Gestão de Tráfego online é uma estratégia para atrair visitantes para seus canais de relacionamento, criando uma audiência interessada em seus produtos ou serviços.
Dessa forma, é possível gerar um lead com potenciais clientes, para que então se construa e fortaleça o relacionamento com eles.
Ou seja, se consegue criar estratégias personalizadas e ter uma comunicação eficiente com o público-alvo.
Se o Inbound Marketing é responsável por fazer seu negócio aparecer, é através da Gestão de Tráfego que as visitas são segmentadas e reconhecidas.
3 Benefícios da Gestão de Tráfego para negócios locais
- Audiência qualificada: direcione esforços e crie conteúdo para seu público-alvo e tenha mais sucesso na conversão.
- Fortalecimento da marca: a presença online gera autoridade no segmento em que sua marca atua. Para negócios locais, isso significa aparecer junto às grandes empresas e se destacar aos olhos do público.
- Aumento do ROI: ao falar com o público certo e reforçar a imagem da empresa, você consegue aumentar suas vendas e alcançar um maior retorno sobre investimento.
Diferentes tipos de tráfego
Para pequenas empresas, atrair clientes pela internet pode parecer um desafio enorme, já que concorrência é alta e, muitas vezes, as grandes marcas assustam.
Por outro lado, existem ferramentas como o Google Meu Negócio, ou opções de anúncios pagos que, quando aliados a uma boa estratégia de marketing, trazem ótimos resultados.
De modo geral, existem duas maneiras para atrair visitantes online:
- Tráfego orgânico
É aquele que não exige nenhum investimento direto em anúncio. Para atrair visitantes são usadas diferentes estratégias de Marketing de Conteúdo que geram valor ao seu negócio.
A otimização de SEO, o conteúdo produzido para o blog, site, e-mail marketing e também para as redes sociais fortalecem a marca e atraem mais clientes.
- Tráfego pago
Como o nome já diz, este tipo de tráfego online é obtido por meio de campanhas e anúncios pagos, Com isso é possível alcançar mais rapidamente um maior número de pessoas.
Outra vantagem, é que com o impulsionamento de campanhas seu conteúdo pode aparecer para um público que ainda não conhecia a marca.
Além disso, ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads permitem mensurar resultados e segmentar o público, sendo possível direcionar a publicação para um grupo específico de pessoas.
Como fazer Gestão de Tráfego para negócios locais
Uma boa Gestão de Tráfego requer trabalho e tempo, mas os resultados compensam. Confira algumas dicas para obter sucesso com o tráfego online.
- Conheça o público
Você já deve ter visto esta dica em muitos outros locais, e não é à toa. Saber para quem você quer vender é o primeiro passo para adequar sua estratégia, linguagem e escolher os canais de relacionamento.
Ao saber quem é o público-alvo você ainda consegue ajustar sua estratégia quando necessário e reduzir a chance de erros.
- Tenha um planejamento
O tráfego online está diretamente relacionado à jornada de compra do cliente. Reconhecer os diferentes pontos de contato e criar conteúdos personalizados para cada etapa do funil de vendas só é possível com um planejamento bem estruturado.
- Defina e acompanhe métricas
As métricas são essenciais para saber o que funciona e o que pode ser melhorado em uma estratégia de geração de tráfego. É importante escolher o que será medido logo no início do planejamento para ser possível acompanhar o crescimento dos dados.
- Peça ajuda
O investimento em uma equipe especializada em Gestão de Tráfego pode ser a chave para obter bons resultados. Um profissional eficiente percebe os pontos fracos de uma estratégia, melhorando o tráfego e a conversão.
Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos lhe ajudar nesta jornada.
Conclusão
Com uma boa Gestão de Tráfego é possível qualificar a audiência e então aumentar sua taxa de conversão. A concorrência na internet é grande, mas as oportunidades também.
Saber como aparecer, atrair o público e criar um relacionamento forte com os clientes é fundamental para o sucesso do seu negócio. Confira nosso blog para saber mais dicas sobre marketing digital.