Marketing Digital no Instagram Como divulgar serviços na rede

As redes sociais são plataformas importantes para todo o tipo de empresa. Seja você um prestador de serviços autônomo ou gerente de marca, é fundamental que saiba como utilizar o marketing digital no Instagram para divulgar serviços na rede.

Isso porque 86% dos usuários do Instagram seguem empresas na rede social e 79% acreditam que elas devem estar presentes nas plataformas para interagir com os consumidores e que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas. Além disso, 52% já compraram algo que descobriram no Instagram. 

Esses números mostram a importância em planejar uma estratégia de Marketing no Instagram focada na produção relevante para o público-alvo. Então, caso você ainda não utilize esta ferramenta, está na hora de começar. Entenda neste artigo como começar a fazer Marketing no Instagram para divulgar serviços na rede

Por que fazer Marketing Digital no Instagram

O Brasil é o segundo país com maior número de usuários ativos na plataforma, essa já é uma informação importante para você usar o Instagram como ferramenta de marketing digital. Porém, as vantagens não param por aí.

Além de divulgar seus produtos e serviços, o marketing digital no Instagram é uma ótima maneira de mostrar que sua marca tem personalidade e é original. As redes sociais possibilitam que você gere reconhecimento junto ao público e quanto mais ele se identificar com a marca, maiores as chances de convertê-lo em clientes. 

Conheça 4 vantagens em fazer marketing digital no Instagram

  1. O Instagram permite que você divulgue serviços e produtos para o mundo;
  2. Cada vez mais a plataforma tem disponibilizado ferramentas focadas em empresas e divulgação de serviços;
  3. Permite que você tenha contato direto com clientes em potencial de forma remota;
  4. É uma ótima plataforma para engajar seu pequeno negócio e o público-alvo;
  5. Permite a humanização da empresa.

Como fazer Marketing Digital no Instagram: Guia de começar a usar as redes sociais para divulgar serviços

Talvez você pense que para alcançar resultados positivos através das redes sociais é preciso ter milhões de seguidores. Na realidade, é importante que você entenda que fazer marketing digital no Instagram vai além de conquistar seguidores. É preciso alcançar o público certo: o potencial cliente.

Para ajudar você, separamos um guia de começar a usar as redes sociais para divulgar serviços:

Pense em um @ fácil de escrever e de lembrar. Evite colocar números e caracteres especiais de forma aleatória, sem terem relação com a sua marca ou serviço. Se o usuário que você deseja já está sendo usado, tente variações simples. 

Supomos que o nome do seu negócio seja “Doces da Maria”, veja alguns exemplos de usuários:

O perfil é a porta de entrada da sua empresa. Ele precisa conter informações diretas e claras. Confira algumas dicas de como otimizar o perfil de seu negócio na rede social.

Mudar o tipo de conta permite que você tenha acesso a diferentes ferramentas do Instagram. Com isso as possibilidades de criação de conteúdo aumentam. Se você já usa sua conta pessoal para trabalhar, confira como alterá-la para conta comercial:

  1. Entre no Instagram e acesse o menu de Configurações;
  2. Vá em Adicionar uma Conta Profissional;
  3. Toque Converter Conta Existente;
  4. Selecione uma categoria para a sua conta de negócios de acordo com o tipo de serviço ou produto;
  5. Preencha as informações pessoais e se conecte com a sua página no Facebook. 

Entender com quem e para quem você fala é fundamental para atingir o público-alvo com o marketing digital no Instagram. Para criar um conteúdo personalizado e alcançar seguidores que sejam potenciais clientes, criar uma persona é um passo importante para obter sucesso nos resultados.

Busque relacionar o assunto do momento com seu produto ou serviço. Lembre-se que o Instagram é uma ferramenta importante para a estratégia de Inbound Marketing. Ou seja, utilize a rede social para aumentar a presença da sua marca no ambiente digital e fortalecer o relacionamento com o público-alvo.

Saiba sobre o que o público-alvo e os concorrentes estão falando, mas coloque sempre a sua personalidade no seu conteúdo. Não seja apenas mais um perfil fazendo uma trend, e sim aquele que usa o marketing digital no Instagram para transformar uma tendência em um conteúdo próprio e único.

Converse com seu público-alvo. Utilize as ferramentas disponíveis na plataforma que estiver usando para fazer perguntas, dar informações e trocar experiências com os usuários. Responda todas as pessoas que entrarem em contato e não esqueça de criar conteúdos que gerem interação.

No marketing digital no Instagram a qualidade do conteúdo é fundamental para atrair o público, então ele precisa ser bem elaborado. Por isso você precisa saber usar ferramentas de edição. Caso não tenha afinidade com esse tipo de trabalho, o ideal é contratar um profissional qualificado para isso.

Além disso, não esqueça de garantir o seu exemplar de TikTok para empresas para aprender como fazer o marketing digital nas redes sociais.

Não pense nas redes como um ambiente somente para grandes empresas. Os dados mostram que você pode, e deve, usar o marketing digital no Instagram como ferramenta de divulgação de serviços. Hoje em dia, é preciso aparecer para vender.

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