Saiba tudo sobre Inbound Marketing Conheça a estratégia para conquistar mais clientes

Se engana quem acredita que uma estratégia de marketing eficiente é baseada em anúncios massivos. É preciso focar na visibilidade da empresa no ambiente digital e fazer com que clientes a procurem antes de recorrerem à concorrência. Para isso existe o Inbound Marketing, estratégia que faz a sua marca se destacar.

De acordo com a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro 2020, realizada pelo PayPal, em 2020 o e-commerce brasileiro cresceu 40,7%, maior expansão desde o início da pesquisa em 2015. Com 1,3 milhão de lojas online, é preciso encontrar meios para se destacar.

O Inbound Marketing tem o objetivo de fazer com que os clientes venham até você e não que você vá até eles. Para isso, utiliza ferramentas para fortalecer a presença da empresa no ambiente digital e, principalmente, o relacionamento com o público-alvo.

Por isso, neste artigo você entenderá tudo sobre Inbound Marketing e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes. 

Por que usar Inbound Marketing

Se antes o consumidor atuava passivamente durante o processo de venda, hoje ele participa ativamente de cada escolha realizada durante a compra. Assim, você deve usar o Inbound Marketing para que o cliente pense em sua marca primeiro.

O Marketing de Atração permite que a empresa conheça o comportamento do público-alvo e respeite isso durante todo o ciclo de venda. Você deve usar tudo aquilo que sabe sobre o cliente para alcançar os resultados esperados.

Conheça 5 razões de porque usar Inbound Marketing:

  1. Alcançar o público certo eficientemente;
  2. Fortalecer o relacionamento próximo com o cliente;
  3. Aumentar o poder de persuasão da sua empresa;
  4. Encurtar o ciclo de vendas;
  5. Diminuir os custos.

Como usar Inbound Marketing

Como o Inbound Marketing tem a produção de conteúdo como sua principal ferramenta, usar esta estratégia consiste na criação de materiais relevantes e qualificados, voltados ao interesse do público-alvo.

Para isso, você precisa entender as necessidades reais de seus potenciais clientes para conseguir oferecer uma solução. 

Conheça 5 etapas para começar no Inbound Marketing

Etapa 1: Defina os objetivos de sua empresa e a persona: conheça tudo sobre o seu público. Só assim será possível criar conteúdo relevante e atrativo. 

Etapa 2: Crie conteúdo para cada etapa de vendas: responda às perguntas que seus clientes provavelmente terão em cada fase da jornada de compra e produza conteúdos personalizados. O Inbound Marketing usa o conteúdo relevante para atrair e reter clientes durante todo o seu ciclo de vendas, inclusive no pós-vendas.

Etapa 3: Escolha as plataformas de comunicação: saiba onde seu potencial cliente está. Por exemplo: Se o público alvo é familiarizado com a linguagem do Instagram, foque em produzir conteúdos que fortaleçam sua estratégia de Marketing Digital no Instagram.

Etapa 4: Crie e execute um planejamento de conteúdo: É importante ter um calendário de postagens para cada plataforma e criar um cronograma que entregue conteúdo novo e relevante para o público, aumentando o engajamento e fortalecendo o relacionamento.

Etapa 5: Analise os resultados e melhore a estratégia de Inbound Marketing: Independente da métrica que você escolha avaliar (ranking de SEO, clique em links ou número de publicações) cada uma ajuda você a entender o que pode ser melhorado e onde focar esforços na estratégia de Inbound Marketing

Inbound Marketing para pequenos negócios

Segundo a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro 2020, os pequenos negócios representam 48,06% das lojas online. Então, se você possui uma pequena empresa, precisa encontrar estratégias eficientes para alcançar seu potencial cliente.

Para isso, entenda para quem você fala e direcione esforços para criar conteúdos que fortaleçam o relacionamento com seu público-alvo. Quanto mais relevante for a produção, maiores as chances de converter a audiência em cliente. 

Para isso, entenda como funciona Inbound Marketing e quais benefícios ele pode trazer para sua empresa. Se precisar de ajuda para avaliar a estratégia de Inbound Marketing de seu negócio, entre em contato com um de nossos consultores. 

Como funciona Inbound Marketing

Como esta estratégia está focada na experiência do usuário, é justamente para isso que devemos olhar. O Inbound Marketing funciona através de um processo de 4 etapas pelas quais o usuário é guiado.

  1. Atrair: aqui é onde o potencial cliente encontra a sua empresa. É o momento de brilhar e se destacar em meio aos concorrentes. 
  2. Converter: depois que o usuário acessa seu site, blog ou página, é preciso convertê-los em leads.
  3. Vender: após atrair e converter em lead, você precisa transformar a lista de clientes em potencial em clientes efetivos. É hora de usar as estratégias de venda, sem perder a personalização e relevância de seu conteúdo.
  4. Encantar: fidelizar o cliente mostrando que sua empresa não estava só interessada na venda.

Quais as principais características do Inbound Marketing

A principal característica do Inbound Marketing é a capacidade de entregar ao consumidor uma solução para seus problemas, exatamente no momento em que precisa. Isso cria entre ele e sua empresa uma relação de confiança e oferece a sua marca a autoridade em seu nicho de atuação.

Confira 3 característica do Inbound Marketing:

Após entender tudo sobre Inbound Marketing você sabe que o que pode impedir sua empresa de alcançar os resultados esperados é a falta de um planejamento estratégico com foco no público-alvo e a criação de conteúdos fracos. Converse com um de nossos consultores para avaliar a estratégia de Inbound Marketing da sua empresa.

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