Com o tráfego online e uma estratégia de marketing digital consistente, é possível conseguir resultados expressivos para o seu negócio. Acompanhe como isso aconteceu para o Clicco, Mercado Delivery em Salvador.
Diretor do Clicco – Mercado Delivery, Matheus já tinha passado por agências de marketing digital locais, que gerenciaram seu site e redes sociais, além de terem feito o tráfego pago para o seu site.
Contudo, ele sentia falta de uma empresa que mergulhasse junto com a empresa, focando na geração de vendas pela internet e criando um relacionamento com a sua base de contatos construída no último ano.
Entenda um pouco melhor sobre o Clicco
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O Clicco é um mercado 100% online, que atende o território de Salvador e zona metropolitana. Com um atendimento personalizado, e equipe formada unicamente por mulheres, e a defesa da sustentabilidade, o Clicco se destacava por produtos de qualidade altíssima, entregas com data e hora marcadas e preços competitivos no mercado online.
Por meio de um blog próprio fornecia conteúdos de grande relevância para os seus consumidores tais como: utilidades do lar, vida saudável, culinária e consumo sustentável, além de receitas e outras assuntos de grande interesse para suas personas em suas redes sociais.
Qual era o problema desse mercado online delivery?
O Clicco já possuía uma boa estrutura eficiente de atendimento e canais de redes sociais movimentados, porém encontrava dificuldades na ligação entre os dados das análises do comportamento de seu público alvo e a estratégia adequada para a abordagem e conversão em vendas.
Esse problema gerava instabilidade de vendas todos os meses e, consequentemente, na insegurança em investir recorrentemente em anúncios.
A falta de uma análise e gestão eficiente desses dados fez com que muitas outras dúvidas fossem aparecendo, como por exemplo, sobre qual canal de aquisição seria o melhor para vender os produtos do Clicco, ou a não compreensão da instabilidade do ticket médio no público já conquistado.
De que forma o tráfego online pôde contribuir para o crescimento de vendas no Clicco?
Ao encontrarmos os cenários, analisamos os dados de interação em anúncios e publicações em redes sociais para identificar quais apelos e assuntos eram mais apelativos. Com essas informações, traçamos junto com o diretor e a equipe de atendimento os diferentes públicos que o Clicco atendia, separando-os por interesse e comportamento de compra.
Formados os clusters, segmentamos os apelos para cada grupo, conectando as imagens e copys (redações persuasivas) as suas crenças, necessidades e interesses. A partir disso, com alguns testes de público e criativo, identificamos as linhas de abordagem mais assertivas para gerar mais vendas, tanto com público novo, quanto para pessoas que já conheciam a marca.
Uma vez que o negócio ainda não era conhecido por grande parte da população, também tivemos o cuidado de, dentro de um funil de tráfego, criar anúncios ideais para gerar visibilidade e reconhecimento de marca, contribuindo para a consolidação da marca a médio/longo prazo.
Com uma consultoria assertiva e gestão do tráfego online do Clicco, conseguimos ajudar o cliente a gerir melhor seus dados sobre vendas, posicionamento de marca, e canais de aquisição para as suas conversões, resultando em investimentos assertivos e com custos otimizados melhorando não só o lucro da empresa, mas também direcionando melhor seus gastos com mídias online.
O que isso representa em números?
Com o trabalho de tráfego e a qualificação do público atraído (pois trouxemos pessoas mais preparadas para a compra), entre os períodos de Setembro de 2018 e Novembro de 2019, o Clicco teve um aumento significativo na taxa de conversão do negócio, saindo de 3,46% para 6,38% de conversão de visitas em vendas. A título de comparação, a taxa de conversão de e-commerces no mundo varia entre 1.84% e 3.71%, segundo a Smart Insights.
O faturamento, naturalmente, também teve reflexos positivos. Entre os períodos, o crescimento foi de 49,8%. Com isso, a média de retorno do período analisado foi de 2452,86%, ou seja, para cada R$1 investido em anúncios, voltaram R$2.452 para o negócio. Veja no gráfico abaixo o crescimento do faturamento:
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para cada R$1 investido em anúncios, voltaram R$2.452 para o negócio.
Este aumento proporcionou diversas implementações em seu setor de atendimento e produção, além também de maior potencial de investimento para o impulsionamento de suas campanhas online.
Precisa de alguém que gerencie o tráfego online do seu negócio? Entre em contato conosco e agende uma conversa!